Rotina de cuidados com os cabelos, você tem uma?

Hoje vou compartilhar com vocês alguns produtos que tenho usado para os cabelos.

Meu   cabelo   é   castanho   escuro,  fino,  ondulado  e  perde  a  hidratação  com u ma  certa facilidade. Além de acabar pegando volume ou enchendo de frizz, caso o clima esteja úmido, com muito vento ou muito quente…

Já deu pra sentir o drama né?

Bom,   por   muito   tempo   fiquei   a  procura   de   cremes  de  tratamento  e  xampus  que mantivessem meus cabelos saudáveis e hidratados. Depois de muitas lutas e muitos testes, acabei aprendendo algumas coisas.

1 – Xampu serve para limpar os fios. Por mais que as empresas de  cosméticos  digam o contrário, os meus cabelos só ficaram com brilho mesmo depois que parei de usar xampus hidratantes.   Eles    funcionavam    só    na    primeira    aplicação,    depois    meus    cabelos  acabavam ficando pesados e sem brilho. Xampus de controle de oleosidade  também  nunca funcionaram  para   mim,   sempre   acabava   aparecendo   alguma  infecçãozinha  no  couro cabeludo. Há pelo menos um ano (acho que é até mais) tenho usado xampu Johnson’s  Baby Shampoo para Cabelos Caheados (aquele para bebê).  Ele  limpa,  não  resseca  os  fios  (não tem sal) e nem os deixa pesados. (e também não arde o olho…hahaha)

2 – Eventualmente e inevitavelmente eu vou precisar de um xampu anti-resíduos. Você pode estar usando os melhores produtos do  mundo  e  lavando  os  cabelos todos os dias, mesmo assim será inevitável que seu cabelo acumule resíduos. A cada 7 ou 15 dias, eu uso um xampu anti-resíduos sem sal da OX. Gosto muito desse xampu. Ele elimina os resíduos, não resseca o cabelo, é refrescante e  deixa  as  escamas  abertas  para  receber uma boa hidratação (eu que estou falando isso, ok? É que já notei que a hidratação é mais eficiente depois de usar esse xampu). Confesso que quando ele acaba  (e  demora  viu?)  eu fico desesperada para comprar outro (hahaha exageraaada…).


3 – Hidratação se faz com creme ou máscara de tratamento. E  com  creme  bom. Já testei muito produto brasileiro e detesto ter que falar isso, mas porque não tem  produto bom no Brasil? Estou há  mais  de  um  ano  usando  a  máscara  Protein  RX  Anti-breakage Treatment Mask Frederic Fekkai. Como vocês podem ver na foto, o pote não é grande não, mas dura tanto… Em um ano só usei até a metade, e olha que tenho usado de 1 a 2 vezez na semana. Todas  as  vezes  que  uso  meu  cabelo  fica  hidratado  na  medida  certa,  não  fica pesado,   mantém   o   perfume   do  creme  por  vários  dias  (normalmente  até  a  próxima lavagem), fica com brilho… enfim, deu pra notar que  gosto  muito  dele.  Eu  comprei  como uma   opção   ao   Moroccanoil   (que  eu  nunca  testei,  todo  mundo  fala  muito  bem  dele  nos blogs, mas eu acho o preço bem salgadinho).


4 –  Quer  que  o  cabelo  cresça?  Faça  esfoliação  do  couro  cabeludo.   Parece estranho à primeira vista, mas é verdade. A esfoliação do couro cabeludo surgiu para  mim como uma forma de tratamento para tentar diminuir a oleosidade do rosto (depois explico essa história, hehe), mas acabou fazendo um bem danado  para  o  cabelo.  O  cabelo  cresce muito   mais   rápido   e   mais   forte   depois   que   você   começa   a   fazer  a  esfoliação.  O recomendável é que se faça a cada 20 ou 30  dias.  Se  o couro  cabeludo/ cabelo  for  oleoso, pode   até   diminuir  um  pouco  esse  intervalo.  O  único  produto  que  conheço  e  uso  é  o Shampoo  Esfoliante  Peeling  Hair  da  VitaDerm É refrescante, não resseca o cabelo, e tem um cheiro ótimo.


5 – Seus cabelos serão os primeiros a denunciar que a sua saúde não vai bem. Estresse, má alimentação, mudanças hormonais, e muitas outras coisas fazem o  seu  cabelo ficar ruim. É muito importante prestar atenção nisso e  consultar  um  endocrinologista  que te ajude a investigar a fundo quais são as deficiências do seu  organismo  e  se  medicar  com responsabilidade. Em um próximo post posso compartilhar  com  vocês  a  minha  saga/luta (hahaha)   com   a   queda   de   cabelo,   há   alguns   anos   atrás.  Agora  está  tudo  bem  🙂
Para   mim,   usar   os   mesmos   produtos   para   o   cabelo  por  mais  de  um  ano  e  ainda  estar   contente   com   eles   é   uma   vitória.   Para   falar   a   verdade   nunca   achei    que  conseguiria. Normalmente achava um produto novo, gostava do efeito nos primeiros dias, e depois percebia que  era  tudo  a mesma  coisa.  (era  aquela  velha  história:  ah,  os  meus cabelos “enjoam” dos produtos…)

Hesitei   muito   em   fazer   esse   post,   porque   me   acho  fresca  demais  em  usar  tantas coisas…(hehehe)

Ainda não acho que meu cabelo está perfeito (e será que um dia vou  achar?hahaha),  mas consegui   encontrar   uma   rotina   de   cuidados.   Falta   eu   encontrar   algo   que  sele  as cutículas/escamas dos fios, talvez assim eu consiga que ele não pegue volume depois de  um dia quente ou de um ventinho…

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

